Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Feramentas para Web


MOODLE


Modular Objeject-Oriented Dynamic Leardning Environment (Moodle) é considerado um software livre, de apoio à aprendizagem, sendo executada em ambiente virtual. A expressão designa ainda um sistema de gestão em aprendizagem em trabalho colaborativo baseado neste programa. O verbo Moodle tem a descrever o processo de navegação sem restrição durante os ensinos dando total liberdade ao usuário para acessar outras tarefas ao mesmo tempo. Sendo um software livre (gratuito), sua instalação pode ser feita em qualquer ambiente operacional (Windows, Linux e Mac), desde que os mesmos sigam executar a linguagem PHP. Seu banco de dados desenvolvido em MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou qualquer outra acessível via ODBC. É desenvolvido colaborativamente por uma comunidade virtual, que reúne programadores e desenvolvedores de software livre, administradores de sistemas, professores designers e usuários de todo o mundo, sendo encontrado em vários idiomas inclusive português.






WEBAULA


     A WebAula é uma das modalidades do ensino a distância que visa o aprendizado através do uso da Internet. A produção de concursos pela internet gera WebAulas que proporcionam aos alunos integrarem como o conteúdo e dessa forma aumentar o grau de absorção de informações.
     As aulas via web podem estar no padrão SCORM ou AICC e deverão ser importadas em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA ou LMS) para que os alunos acessem com o objetivo de cursar as aulas. Um desses LMS (Learning Management System) chama-se LMS WebAula e é responsável por disponibilizar os cursos on-line para os alunos, bem como funcionalidades que possibilitam a integração aluno-aluno, tais como: fórum, chat, comunindades virtuais, pesquisas, WebTV entre outros meios de comunicação virtual.


 
 
 
 
FORMARE
 
    Formare é um sistema de gestão da aprendizagem desenvolvido, desde 1996, pela PT inovação S.A. uma empresa do Grupo Portugal Telecom. Mais de 300.000 utilizadores em vários países, utilizam o Formare para gestão e difusão do conhecimento.
    O Formare é um projeto da Fundação Iochpe que, a partir de parcerias com empresas de grande e médios portes, oferece cursos de educação profissional (ou ensino profissionalizante) para jovens de família de baixa renda com idades de 16 a 18 anos. Os cursos proporcionam a oportunidade de formação inicial para o mercado de trabalho e têm a duração de aproximadamente um ano. As aulas são ministradas pelos próprios funcionários nas instalações da empresa.
    Além do benefício aos jovens formados pelo Formare, a empresa que se torna parceira melhora seu clima organizacional ao incentivar a atividade voluntária entre seus colaboradores que, após passarem por processo de capacitação, atuam como educadores voluntários em sala de aula.
    O curso se desenvolve em um ambiente equipado com recursos de tecnologia de ponta, exigidos pelo mercado, e os alunos contam com profissionais qualificados e atualizados sobre os temas tratados em aula.







E-learning


    O E-learning é um sistema de ensino não presencial, aonde a integração é apenas virtual. Atualmente, o modelo de ensino/aprendizagem assenta no ambiente online, aproveitando as capacidades da internet para comunicação e distribuição de conteúdos. Desta forma, o e-learning aumentou as possibilidades de difusão do conhecimento e da informação para os alunos e tornou-se uma forma de democratizar o saber para as camadas da população com acesso às novas tecnologias, permitindo que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar.
    Outras definições simples para e-learning será “o rocesso pelo qual o aluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou internet e em que o professor, se existir, está à distância, utilizando a internet como meio de comunicação (síncrono ou assíncrono) podendo existir sessões presenciais intermédias.




TRABALHO REALIZADO EM GRUPO (BRUNO NISHI, ALEXANDRE SOUZA E WELITON CÁCERES)